Podemos fazer uma escolha ? A arte ou a Guerra ? Qual deles tem o maior poder de mobilização ?
Será que realmente temos uma escolha? Se a temos por que isso não é percebido?
Acredito que não há duvidas que no quesito beleza, a arte leva uma grande vantagem sobre a guerra, não podemos imaginar que um ser humano gozando minimamente de suas capacidades mentais, possa enxergar beleza em alguma dessas imagens:
Pode até ser fonte de inspiração para algum poeta ou até mesmo escritores, mas definitivamente não existe nada de belo nessas imagens:
Tanto a arte como a guerra são capazes de arrancar lágrimas das pessoas mais sensíveis, mas claramente são por motivos muito diferentes. Lágrimas derramadas por um sentimento profundo de tristeza e indignação, são muito diferentes das lágrimas derramadas pela emoção de estar diante de algo belo e que lhe toca o coração. Talvez até o sabor dessas lágrimas seja diferente.
Existe uma grande diferença no que diz respeito a quem está proporcionando essas lágrimas, em um show, escolhemos a data, verificamos se o artista está alinhado com nossa preferência, compramos o ingresso e podemos ou não nos emocionar, vai depender da performance do artista e sua interação com o público.
Mas na Guerra, Temos o poder de eleger o artista e até determinar que tipo de melodia ele irá tocar, podemos até trocar o artista no meio do espetáculo, se percebermos que ele não está conduzindo o show de forma correta e agradável.
Mas mesmo com todo esse poder, estamos permitindo que esse espetáculo seja mais presente em nossas vidas e que nossas lágrimas brotem dos olhos apenas por indignação e tristeza.
Precisamos mudar a direção desse espetáculo... Chega de Guerras, precisamos de ARTE.






Sejam bem vindos
ResponderExcluir